top of page

Ele é o tal!

  • Roberto Uóli, cineasta
  • 28 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Ele faz cinema, ele faz cinema! A história de bairros como Honório Gurgel, Guadalupe e Rocha MIranda teriam perdido parte importante de suas memórias recentes se não fossem os registros audiovisuais de Roberto Uoli, ou simplesmente Uoli, como é conhecido. Pela foto dá pra entender o apelido carinhoso.

A conexão de Uoli com o audiovisual começou faz tempo, e com pé direito. Nada menos que em uma oficina do filme 5XFavela, dirigido por Cacá Diegues. Dedicado, ao final da oficina, acabou sendo escolhido para trabalhar na equipe técnica do longa, como assistente de elétrica. Desde então não parou mais, colecionando inúmeros trabalhos em grandes produções do cinema e da televisão brasileira.

Da inquietude em dar vida às suas próprias histórias, Uoli decidiu criar a produtora NadaNada Filmes, no quarto de sua casa. Com apenas uma câmera e um computador — ambos comprados graças aos trabalhos para as grandes produções —, nosso cineasta tem produzidos registros marcantes, onde as pessoas são o centro das narrativas, nos guiando à histórias maiores, como a dos bairros cariocas.

Sua dedicação ao cinema rendeu frutos, e, em 2015, recebeu o reconhecimento da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, com a chancela do edital Ações Locais. E logo em 2016, foi um dos facilitadores do laboratório Quintal da Memória, onde ajudou jovens moradores de Honório Gurgel a documentarem personagens do bairro em curta-metragens, patrocinados pela Rio Filme e Prefeitura do Rio. Nosso cineasta também tem se aventurado em videoclipes de músicos do universo Rap, assinando trabalhos para gente com LDollar, Fael Tujaviu, Bambu do Rap e Setor Bronx.

Vem dar um rolé nos trabalhos desse cara cheio de histórias. Clica no link, vê as produções e segue o canal:

Aloha, galera.

Comments


Veja mais:

© 2018 por Fluxos Urbanos

Rio de Janeiro, RJ

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page